quinta-feira, 6 de maio de 2010

As famosas Redes Sociais

É importante distinguir "rede social" ou "redes sociais” dos recentes serviços de networking social, como Facebook, etc.. Estes populares serviços baseiam-se nos trabalhos de migram sobre um Mundo Pequeno (ver mais abaixo) e identificam-se com o termo redes sociais. No entanto, as redes sociais, enquanto campo de investigação, têm uma longa história e um conteúdo e campos de aplicação muito mais vastos do que os de networking social.

Essencialmente, networking é conhecer e ser conhecido por pessoas que possam ajudar no desenvolvimento de sua carreira. Não é necessário ser um "figurão", nem uma pessoa despojada para ter um bom network. Dê um passo de cada vez. Comece com pessoas que você conhece, no trabalho e na vida social e mantenha-se atento a informações que possam lhe ajudar de alguma forma.

Facebook é um website de relacionamento social lançado em 2004. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade de Harvard. O website é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados. Usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos.

Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rde social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas no prefil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.

Flickr é um site de hospedagem e partilha de imagens fotográficas, caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo. O Flickr é considerado um dos componentes mais exemplares daquilo que ficou conhecido como Web 2.0, devido ao nível de interatividade permitido aos usuários. O site adota o popular sistema de categorização de arquivos por meio de tags (expressão em inglês que poderia ser traduzida como etiquetas). O Flickr também pode ser considerado um flog.

Um comentário:

  1. Bom Dia Fog, show de bola, mas só um comentário, flickr e twitter são mídias sociais e não rede sociais. tem uma pequena diferença da uma olhadinha ai.
    Abraços

    ResponderExcluir