sábado, 1 de maio de 2010

Bom relacionamento com as redações

O título traz o segredo do sucesso em uma assessoria de imprensa. Ter um relacionamento de companheirismo e confiável com as redações facilita muito o nosso trabalho enquanto assessores.

Numa palestra recente que deu num Seminário de Comunicação Corporativa, em São Paulo, o jornalista José Paulo Kupfer, editor da coluna Nomes e Notas, da Gazeta Mercantil, disse acreditar que o melhor caminho para os assessores estreitarem seu relacionamento com as redações é incorporar o espírito de fonte de informação. Sua ponderação faz sentido: o jornalista de redação está sempre atrás das fontes e não dos intermediários, que até ajudam no processo, mas são dispensáveis quando se consegue o acesso direto.

Seu raciocínio é o de que, lidando com um universo muito grande de informações, o assessor tem todas as condições de ser parte integrante desse processo, passando aos colegas de redação não só aquelas informações de seu próprio interesse ou da empresa que assessora, mas também informações do interesse dos jornalistas.

Ao se qualificar também como fonte, estará conseguindo consolidar e fortalecer sua atuação, criando o que podemos chamar de uma espécie de banco de confiança, em que as partes vão depositar ou sacar os créditos em função do relacionamento estabelecido ao longo do tempo. E a moeda é uma só: informação.

Qualquer jornalista mantém o canal aberto com quem tem informações para dar, numa relação de mútua confiança. Nesta troca, quando o assessor precisa divulgar alguma coisa do interesse de sua instituição acaba merecendo um crédito, pelas informações "desinteressadas" que passou ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário