segunda-feira, 26 de abril de 2010

Assessor de imprensa é jornalista?

A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas ou em Jornalismo. Em outros países, a função não é reconhecida como jornalística, e sim como de relações-públicas.

Assessor de imprensa é jornalista? Segundo os decretos 972/69 e 83.284/79, que regulamentam a profissão de jornalista, sim. Os referidos decretos equiparam, para fins de direitos trabalhistas e enquadramento profissional, as assessorias de imprensa às empresas jornalísticas, e conferem, ainda, todas as prerrogativas legais aos jornalistas assessores de imprensa.

Na foto, meu amigo e jornalista Sandro de Matias durante uma reunião com deputados, senadora e reitoria da UNESC em Criciúma. No fundo, a assessora de imprensa da Unesc, jornalista Janete Trichês, exercendo sua função. A foto é para mostrar algumas das funções da assessoria de imprensa.

Um comentário:

  1. Salve Fogaça. Primeiro parabéns pelo post e pela forma técnica como trata nossa função. Sempre respondo, quando pergutado em palestras aos estudantes de jornalismos, se assessor de imprensa é jornalista o seguindo "Sim, assessor de imprensa é jornalista, não atua como repórter, mas precisa cumrir o papel de repassar sempre a informação correta e verdadeira aos jornalistas que atuam em redação. Em segundo lugar agradecido pelo amigo, citado por vossa excelência. Em terceiro parabéns pela idéia do blog e com contar como são os bastidores do trabalho de assessoria de imprensa. Com certeza um belo case futuro, caso o blog siga sempre com essas boas atualizações.
    Sucesso.

    ResponderExcluir